fbpx
Escolha uma Página

A Reflexologia e as Crianças

A reflexologia pode beneficiar a todos, desde crianças até adultos. É eficaz e segura, baseia-se no princípio de que os pontos reflexos encontrados nos pés e nas mãos correspondem a órgãos, músculos, ossos e sistemas corporais específicos.

Os pés dos bebês têm arcos subdesenvolvidos, e sua pele e ossos geralmente são bastante flexíveis, tornando a reflexologia uma modalidade eficaz e rápida para os bebês. Ao aplicar uma pressão suave a áreas congestionadas nos pés, bloqueios podem ser liberados para restaurar o fluxo de energia para todo o corpo. Os resultados para os bebês são frequentemente sentidos de imediato e podem acalmar um bebé mal-humorado ou ajudar a aliviar as dores da barriga ou a obstipação.

A reflexologia com crianças pode começar no nascimento e pode ser usada como uma ferramenta valiosa para os pais dissiparem as tensões de seus filhos de uma maneira estimulante.

Em bebês, pode ajudar após um parto traumático, por exemplo, parto com fórceps ou trabalho de parto prolongado, cólicas, problemas de refluxo, sono e alimentação, dentição, etc. A reflexologia é particularmente benéfica para os bebês que tiveram um parto difícil, como fórceps. Pequenos ossos do crânio terão sofrido grande pressão como resultado do uso desses instrumentos, e descobriu-se que esses ossos podem estar marginalmente desalinhados. A reflexologia pode ajudar a corrigir isso, além de ser uma terapia de cura natural para doenças agudas, bem como uma ferramenta de manutenção preventiva para uma boa saúde.

Quais os benefícios?

A reflexologia demonstrou inúmeros benefícios, como, por exemplo:

  • Redução do estresse e a ansiedade
  • Redução da insônia e melhorara nos padrões de sono
  • Melhora em transtornos como TOC
  • Redução dos problemas de digestivos
  • Diminuição da Hiperatividade
  • Melhora na hipersensibilidade ao toque e ao som
  • Ajuda a melhorar a autoestima e a confiança
  • Ajuda na capacidade de aprender melhorando a atenção e a concentração
  • Melhora na fala, interação social e comunicação

É também eficaz no alívio de sintomas de praticamente todas as doenças comuns na infância, incluindo asma, prisão de ventre, cólicas, refluxo, infecções pulmonares, eczema, enurese, etc.

Crianças com Necessidades Especiais

Em especial, crianças com necessidades especiais tem tido um excepcional resultado da aplicação da Reflexologia. No Reino Unido, várias escolas para crianças com necessidades especiais inseriram, há alguns anos, a Reflexologia como parte do cronograma dessas crianças. Com os resultados apresentados, o projeto está sendo expandido para vários outros países.

Esperamos, sinceramente, que aqui no Brasil, as Instituições que atendem essas crianças possam também seguir esse caminho, uma vez que a Reflexologia faz parte das recomendações da OMS e já conta com o incentivo do Governo Brasileiro. Cabe a nós todos nos informarmos sobre essas técnicas e buscarmos, cada vez mais, qualidade de vida para nossas crianças.

Portanto, se você deseja crianças saudáveis naturalmente, você pode contar com a Reflexologia como forte aliado. Procure um Reflexologista certificado para que você possa desfrutar desses cuidados tão importantes.

Lembre-se: massagem nos pés NÃO é reflexologia. (Leia sobre isso neste post)