A Reflexologia no Tratamento do Câncer
Cada vez mais a medicina convencional tem apoiado o uso de técnicas de medicina integrativas ou complementares associado aos tratamentos padrões de inúmeros distúrbios. Dentre estas estão os pacientes de câncer.
Quando os pacientes com câncer enfrentam estresse, fadiga ou náusea, eles podem recorrer a terapias integrativas para ajudar a aliviar os sintomas.
Umas das mais destacadas tem sido a Reflexologia.
Institutos de oncologia no mundo inteiro tem buscado disponibilizar esta técnica aos seus pacientes. Além disso, vários estudos científicos tem embasado a eficiência da reflexologia nos resultados positivos dos tratamentos, inclusive apontando resultados até 80% melhores em paciente de grupos que receberam sessões de Reflexologia antes e após tratamento com quimioterapia.
O que é a Reflexologia?
A reflexologia usa pressão e toca nos pés, nas mãos e nas orelhas para estimular as vias nervosas e estimular o relaxamento em todo o corpo. É uma prática antiga que se desenvolveu ao longo de milhares de anos, de acordo com os praticantes Bambi Mathay, LMT e Theresa Ochenkoski, LMT, que trabalham com o Centro Leonard P. Zakim da Dana-Farber para Terapias Integrativas, em Boston, EUA. “Você pode obter um benefício de corpo inteiro apenas a partir dos pés”, diz Mathay.
A reflexologia podal não é o mesmo que a massagem nos pés. Ao contrário da massagem, a reflexologia não estimula o relaxamento através da manipulação muscular e tecidual. Em vez disso, os reflexoterapeutas estimulam zonas e pontos específicas nos pés que correspondem a pontos reflexos em outras áreas do corpo.
Carlie Gonzalez, um paciente de 15 anos de idade, de Milford, Massachusetts, EUA, iniciou a reflexologia no ano passado. Ela costuma fazer isso durante os tratamentos às terças-feiras.
“Leva o estresse em segundos”, aponta Gonzalez. “As terças-feiras são meus dias favoritos na clínica.” Gonzalez também diz que a reflexologia reduz a náusea que ela às vezes experimenta.
A reflexologia pode ser um alívio do stress dos diagnósticos de câncer, tratamentos e vida cotidiana. “Em última análise, nosso objetivo com a reflexologia é melhorar a qualidade de vida dos pacientes do Dana-Farber”, diz Ochenkoski.
Estudos comprovam, cada vez mais, os benefícios da Reflexologia.
Veja apenas alguns dos muitos estudos realizados no mundo inteiro sobre a ação da Reflexologia em pacientes com câncer:
Os efeitos da reflexologia podal na náusea, vômito e fadiga de pacientes com câncer de mama submetidos à quimioterapia
Este estudo apresentado na imagem acima foi publicado pela Sociedade Coreana de Ciência e Enfermagem.
Propósito: O objetivo deste estudo foi identificar os efeitos da reflexologia podal sobre náuseas, vômitos e fadiga em pacientes com câncer de mama em tratamento quimioterápico.
Resultados: Os participantes consistiram em 34 pacientes com 18 no grupo experimental e 16 no grupo controle.
Houve uma diminuição estatisticamente significativa na náusea e vômito no grupo experimental em comparação com o grupo controle em dois momentos diferentes. Além disso, houve uma diminuição estatisticamente significativa na fadiga no grupo experimental em comparação com o grupo controle em dois momentos diferentes.
Conclusão: A reflexologia podal foi eficaz na náusea, vômito e fadiga em pacientes com câncer de mama que receberam quimioterapia neste estudo. Portanto, a reflexologia podal pode ser utilmente utilizada como uma intervenção de enfermagem no campo da enfermagem oncológica para pacientes com câncer de mama em tratamento quimioterápico.
O efeito da reflexologia na náusea, vômito e fadiga induzidas pela quimioterapia em pacientes com câncer de mama
Realizado pela Dra. Afitap Özdelikara, PHD, Department of Internal Medicine Nursing/Samsun, Ondokuz Mayıs University Health Faculty, Turkey, em 2017.
Objetivo: Pacientes que recebem quimioterapia lutam com os efeitos colaterais deste tratamento. Esses efeitos colaterais obrigam os pacientes a usar não apenas os métodos farmacológicos, mas também métodos não farmacológicos de relaxamento. Este estudo foi realizado para determinar o efeito da reflexologia sobre náuseas, vômitos e fadiga induzida por quimioterapia em pacientes com câncer de mama.
Resultados: Foi determinado que a diferença entre as pontuações médias totais de INVR nos grupos experimental e controle foi significativa no início e na primeira e segunda medições, e a diferença entre os escores médios totais de desenvolvimento e sofrimento entre os grupos foi estatisticamente significativa no terceiro. medição ( P <0,05). Os resultados do estudo mostraram que os escores médios do BFI dos pacientes do grupo experimental diminuíram gradualmente na primeira, segunda e terceira medições ( P <0,05).
Conclusões: O presente estudo provou que a reflexologia diminuiu a experiência, o desenvolvimento, a angústia de náuseas, vômitos e náusea, bem como a fadiga no grupo experimental. Assim, o uso de reflexologia é recomendado para náuseas, vômitos e fadiga induzidas por quimioterapia.
Efeitos da Reflexoterapia na Dor Aguda Pós-Operatória e na Ansiedade Entre Pacientes com Câncer Digestivo
Objetivo: Mesmo após receberem analgesia, os pacientes com câncer gástrico e hepático ainda relatam níveis moderados de dor pós-operatória. O objetivo do estudo foi investigar a eficácia da reflexoterapia podal como terapia adjuvante no alívio da dor e ansiedade em pacientes pós-operatórios com câncer gástrico e câncer hepatocelular.
Método: O desenho do estudo foi um estudo controlado randomizado. Os dados foram coletados de quatro enfermarias cirúrgicas de um centro médico em 2005, em Taipei, Taiwan. Sessenta e um pacientes que receberam cirurgia para câncer gástrico ou carcinoma hepatocelular foram alocados aleatoriamente para um grupo intervenção (n = 30) ou controle (n = 31). Os pacientes do grupo de intervenção receberam o tratamento usual da dor, mais 20 minutos de reflexoterapia nos pés durante os dias 2, 3 e 4 do pós-operatório. Os pacientes do grupo controle receberam o tratamento usual da dor.
Resultados: As medidas de desfecho incluíram o Questionário de Dor McGill de forma abreviada, escala analógica visual para dor, resumo dos analgésicos consumidos e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Os resultados demonstraram que os pacientes estudados relataram níveis moderadamente elevados de dor e ansiedade no pós-operatório, enquanto os pacientes foram tratados com analgesia controlada pelo paciente.
Usando equações de estimação generalizadas e controlando variáveis de confusão, menos dor (P<0,05) e ansiedade (P<0,05) ao longo do tempo foram relatados pelo grupo de intervenção em comparação com o grupo controle. Além disso, os pacientes do grupo de intervenção receberam significativamente menos analgésicos opioides do que o grupo controle (P<0,05).
Conclusão: Os resultados deste estudo fornecem enfermeiros com um tratamento adicional para oferecer pacientes com câncer digestivo pós-operatório.
We stumbled over here by a different web address and thought I should check things out. I like what I see so now i’m following you. Look forward to looking at your web page repeatedly.
Boa tarde, eu faço reflexologia podal em uma prima com CA de mama, fígado e T11, o diagnóstico veio no dia 6/6/2019,a reflexologia começou no início de agosto,e ela se sente bem melhor qdo faço a reflexologia podal e facial, e término com auriculoterapia.Os médicos estão muito felizes com a evolução do tratamento dela.