O desafio nos tratamentos do câncer

O dia 8 de Abril é o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. E qual o interesse da Reflexologia Clínica® nesta data? Você vai gostar da notícia, especialmente se for um paciente oncológico ou tiver um familiar com câncer. O CEBRARE® sempre traz informações relevantes sobre a Reflexologia Clínica® e as doenças.

Atualmente, no campo da medicina, houve enormes avanços nas medicações dos tratamentos de Oncologia, bem como uma mudança na mentalidade a respeito dos modelo de atendimento nas clínicas de Oncologia mais modernas ao redor do mundo. Geralmente, o tratamento oncológico envolve o uso de quimioterapia e até radioterapia em condições mais agressivas. Dependendo do estágio da doença, a quimioterapia pode ser desde medicamentos específicos que serão tomados em casa até medicações intravenosas ministradas em clínicas e hospitais. Mas, independentemente do quadro de tratamento a ser usado, toda quimioterapia traz seus efeitos colaterais, e quanto mais agressiva a quimioterapia, mais preocupante a condição clínica da pessoa a ser submetida ao processo.

Em geral, a quimioterapia não atua somente sobre as células cancerígenas, mas também sobre a sadias e todo o sistema imunológico, tanto que, a cada sessão, é verificado o nível de imunidade da pessoa para calcular se será possível ou não receber a quimio naquele momento. As células sadias com maior probabilidade de serem danificadas pela quimioterapia são: Medula óssea, Folículos capilares, mucosa da boca, trato digestivo e sistema reprodutivo. Os efeitos colaterais mais comuns provocados pela quimioterapia podem incluir: fadiga, perda de cabelo, infecção, anemia, náuseas e vômitos, perda de apetite, inflamações nas mucosas, perda de peso, alterações na libido, etc.

 

Tratamentos e clínicas modernas buscam a Reflexologia

Clínicas e hospitais modernos, em todo o mundo, têm investido fortemente no chamado “tratamento humanizado” onde buscam disponibilizar aos seus clientes, diferentes formas para sentirem-se tratados com dignidade. E este fator têm-se mostrado extremamente importante tanto para as clínicas como para os pacientes, especialmente na escolha de qual clínica o paciente vai se tratar. Uma das primeiras alternativas do “tratamento humanizado” é a busca de terapias e técnicas de medicina natural que possam ser integradas aos tratamentos convencionais sem gerar conflitos dentro do campo da medicina e que tenham resultados comprovados de eficácia.

Dentre as várias técnicas disponíveis, a que mais tem se destacado está no universo da Reflexologia. Diversos estudos, como este publicado no Pubmed, comprovam sua eficiência, especialmente durante a quimioterapia, reduzindo vômitos, náuseas e fadiga.

Apropriadamente, o site www.reflexologybarcelona.com noticiou lá em 2021 sobre a Reflexologia estar sendo usada em hospitais de toda a Europa. Em Londres, Inglaterra, o Hospital Cancer Research, além de outras unidades do NHS (Sistema de Saúde do governo), oferece a Reflexologia como integração ao tratamento de câncer.

Outros estudos também evidenciam diminuição da ansiedade, estresse e melhora rápida do sistema imunitário. Atualmente, há hospitais e centros de referência de tratamento em oncologia em vários países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e outros, utilizando a Reflexologia de forma integrada aos tratamentos com quimioterapia.

Aqui no Brasil, a Reflexologia Clínica®, com vários clientes atendidos, já se apresentou com todos estes resultados e muito mais. Já foi aplicada em centros de quimioterapia privados e públicos, na região da Grande Vitória/ES (sede do CEBRARE®), durante 4 anos, em sua fase de validação. É uma metodologia única, exclusiva do CEBRARE®, sob patente INPI, com uma aplicação diferenciada.

A Reflexologia Clínica® está muito bem alinhada com a profissão a nível mundial, especialmente aos modelos europeus de qualidade de ensino. Além disso, sua metodologia e mentalidade de aplicação está solidamente embasada em estudos feitos em todo o mundo que comprovam os resultados clínicos da técnica.

 

A Reflexologia Clínica® e seus benefícios na quimioterapia

A Reflexologia Clínica produz efeitos imediatos, desde a sessão inicial. Dentre os vários mencionados pelos clientes atendidos e os catalogados em estudos clínicos, podemos citar os mais comuns:

  • Estimular o sistema imunológico, acelerando sua recuperação em até 50%
  • Reduzir as dores, ansiedade e estresse
  • Reduzir problemas de digestão, náuseas e vômitos
  • Reduzir a perda de cabelo
  • Diminuir as inflamações das mucosas
  • Ajuda a combater resfriados e infecções bacterianas
  • Reduzir problemas de sinusite, dores nas costas e no corpo
  • Recuperar desequilíbrios hormonais
  • Reduzir o formigamento dos nervos e a dormência dos medicamentos contra o câncer (neuropatia periférica)

A Reflexologia Clínica® não tem contraindicações, seja qual for o tipo de câncer. Não é invasiva, não dói e pode ser aplicada antes, durante ou após a quimioterapia. O Reflexologista clínico vai adaptar o tratamento de acordo com o modelo de tratamento definido em cada caso.

 

Reflexologia podal NÃO É Reflexologia Clínica®

Como assim? Vamos esclarecer isso!

Embora no Brasil a reflexologia podal esteja se popularizando, ela não se apresenta alinhada ao modelo de mentalidade de ensino internacional. Ela têm sido divulgada, quase na totalidade pelos profissionais da área, como técnica de massagem para “alívio do estresse e da ansiedade”, inclusive em reportagens em revistas e jornais. Ou ainda como “reflexoterapia” e, em alguns casos, propondo, inclusive, a chamada “reflexologia para o emocional”. Isso, definitivamente, não correspondente ao padrão internacional em uso em clínicas e hospitais ao redor do mundo.

Ao contrário, a Reflexologia Clínica®, exercida apenas pelos profissionais certificados Cebrare®, é uma metodologia de uso da reflexologia única na América Latina, baseada 100% na fisiologia e alinhada com os conceitos mundiais sobre a técnica. Sua metodologia foi desenvolvida de modo a ser usada em qualquer ambiente clínico, sejam clínicas, hospitais ou atendimento particular.

Além disso, a Formação profissional é focada em tornar o aluno um profissional da área da saúde (medicina interativa). Na Reflexologia Clínica® o foco de todo tratamento é na causa (raiz) das doenças e se mantém dentro dos conceitos fundamentais da fisiologia. Por isso, não se apresenta como terapia mas, sim, como modelo de tratamento de saúde natural.

No Brasil, o CEBRARE® é a única instituição que forma profissionais em Reflexologia Clínica®.