O Cebrare® sempre tem divulgado os benefícios da Reflexologia Clinica® para pacientes com câncer. Por isso, queremos compartilhar nesta postagem um estudo publicado pela Oncology Nursing Society (ONS)* em Maio de 2021, e divulgado por diversas outras instituições da áreas de medicina, enfermagem, etc, que comprovou significativas diferenças na redução da dor e da ansiedade em mulheres com câncer avançado de colo de útero e que receberam braquiterapia como parte de seu tratamento.

O Estudo

O estudo foi realizado com 41 mulheres com câncer cervical localmente avançado que receberam um total de 193 tratamentos de braquiterapia intracavitária como parte de seu tratamento para o câncer do colo do útero. Este estudo foi projetado para gerar evidências a favor ou contra o uso de terapias integrativas (aromaterapia e reflexologia) para diminuir a dor e a ansiedade em pacientes com câncer do colo do útero durante o tratamento de braquiterapia.

A braquiterapia é um tipo de “radioterapia interna”, um tratamento local para apenas uma parte específica do corpo. Enquanto a radioterapia consiste na emissão de radiação de uma fonte externa para o corpo, a braquiterapia consiste na emissão de radiação por uma fonte colocada dentro do corpo.

As participantes foram dividas em dois grupos e ambos avaliaram sua dor e ansiedade, conforme critérios estatísticos estabelecidos, no início dos procedimentos, antes e após a reflexologia ( e horários associados ao grupo de controle) e após os procedimentos. Todas as diferenças de dor e ansiedade entre os dois grupos no ponto de tempo pós-reflexologia foram consideradas estatisticamente significativas.

O estudo apoiou o que já havia sido evidenciado em vários outros estudos sobre a reflexologia e o câncer. A conclusão foi a recomendação pelo aprendizagem e uso da técnica pelos profissionais de enfermagem e outros profissionais de saúde que trabalham na oncologia para aplicação em pacientes nos ambientes de tratamento.

Este estudo também foi publicado pelo site oficial do governo americano da Biblioteca Nacional de Medicina em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov

A Reflexologia Clínica® pode e deveria ser adicionada em ambientes hospitalares e clínicas de oncologia porque é simples, altamente eficaz, pode ser realizada em qualquer lugar, não é invasiva, não dói, não requer equipamento especial e não interfere com outros tratamentos que o paciente está recebendo.

 

A Reflexologia Clínica® na Oncologia

o Cebrare® já tem atuado com pacientes oncológicos há alguns anos. Os resultados são surpreendentes e atestam o estudo acima que foi publicado. Seja qual for o quadro do paciente oncológico que recebe quimioterapia, a Reflexologia Clínica® pode ajudar no tratamento porque ela é capaz de:

1. Esimular diretamente o Sistema Nervoso ajudando a controlar a sensibilidade e reatividade das células nervosas, melhorando a comunicação celular e o tempo de resposta do corpo às medicações.

2. Agir sobre os distúrbios gastrointestinais aliviando os efeitos da quimioterapia  sobre todo o sistema digestório, melhorando o apetite e amenizando efeitos como diarreia, constipação, náuseas e vômitos, permitindo que a pessoa consiga se alimentar.

3. Tratar o estresse e ansiedade reduzindo rapidamente os níveis de estresse, melhorando o sono e a tolerância a dor.

4. Aumentar a imunidade com estímulos sobre o timo, baço e o sistema hormonal, fazendo com que o corpo aumente de forma eficaz suas defesas naturais e anticorpos.

5. Reduzir as dores, aliviando a tensão muscular, acelerando a desintoxicação do corpo e estimulando os hormônios analgésicos e anti-inflamatórios, combatendo assim as dores e infecções pós-quimioterapia.

No Brasil, o CEBRARE® é a única instituição que forma profissionais em Reflexologia Clínica®.


* A Oncology Nursing Society (ONS) é uma associação profissional no Estados Unidos que representa 100.000 enfermeiros e possui mais de 35.000 membros. Desde 1975, a ONS fornece uma comunidade profissional para enfermeiros de oncologia, desenvolveu programas de educação baseados em evidências e informações de tratamento, tudo em um esforço para melhorar a qualidade de vida e os resultados para pacientes com câncer e suas famílias.